Para começar, o que é Twitter?
Você já tentou explicar o que é o Twitter para alguém com noções básicas de uso da Web? Você pode, por aproximação, dizer que é uma mistura de blog e MSN ou pode ser específico e falar que é uma ferramenta para micro-blogagem baseada em uma estrutura assimétrica de contatos, no compartilhamento de links e na possibilidade de busca em tempo real, mas dificilmente isso convencerá o seu interlocutor a usar o serviço.
É complicado explicar o Twitter porque não existem exemplos de serviços online parecidos que tenham sido adotados massivamente, mas... e fora da internet?
Bares, padarias, botecos e cafés são lugares onde pessoas se encontram para trocar informação, opinar sobre as notícias do dia, pedir ajuda, dar risada, criar vínculos, cultivar relacionamentos, falar entre si ou apenas acompanhar as conversas dos outros. Ter essas oportunidades de sociabilização é ao mesmo tempo prazeroso e útil, relaxante e necessário para uma espécie que há milênios sobrevive coletivamente.
O Twitter é como o seu bar favorito funcionando dia e noite: a hora que você aparecer encontrará alguns frequentadores habituais e mais outras pessoas relacionadas a eles. Você poderá ficar para um dedo de prosa durante um intervalo no trabalho ou passar horas interagindo e trocando idéias.
Então estou falando sozinho?
De tanto ouvir falar em Twitter, você acabou cedendo à curiosidade e abriu uma conta. Agora está na frente do computador se perguntando sobre o que escrever. Existe um milhão de assuntos na sua cabeça, mas o que pode interessar a outras pessoas? E como resumir isso a meros 140 caracteres?
Se este é o seu problema, respire, você está indo rápido demais. A melhor metáfora para representar o Twitter fora da internet é uma mesa de bar e neste momento você está preocupado com o que vai dizer mesmo estando sentado sozinho. Primeiro você precisa encontrar pessoas!
Bares são lugares para se criar e cultivar relacionamentos. Amigos apresentam amigos a amigos e novas amizades se formam. Bares também são lugares para conversa. Às vezes você vai só para escutar, ou pode estar animado e falar pelos cotovelos.
Você pode ir a um bar e ficar só com aquelas pessoas mais queridas e conversar sobre assuntos pessoais, pode ir disposto a conhecer gente nova e falar sobre qualquer coisa ou até ficar no seu canto observando.
Às vezes acontece de você ir a um bar e encontrar uma celebridade. Às vezes, inclusive, ela está sentada na mesma mesa que você. Se você entrar no assunto, até rola uma conversa, mas também pode ser legal ficar escutando.
No Twitter é a mesma coisa =)
Tá, mas depois deste blá, blá, blá, como eu uso esta coisa?
Bem, agora que você já conhece um pouquinho deste treco chamado twitter, vamos começar. Para isso, listo 4 posts que devem sanar todas as suas dúvidas e que devem lhe ajudar a se tornar um twitteiro de carteirinha.
* Twitter explicado para iniciantes
Esse é um manual pequeno e bem simples para os que acabaram de chegar. Ele explica as funções básicas e dá dicas de como agir em certas situações.
* Retweet, twittar, e outras twittices
Um dicionário das expressões relacionadas ao Twitter. Desde os termos mais usados até alguns nunca ouvidos antes.
* O que é Twitter? Para que serve o Twitter?
Resumo das funções básicas do Twitter, dicas de meios para twittar, quando twittar e diversas ferramentas úteis.
* Twitter desmistificado e desmascarado
Direcionado aos que já tem noção do que é Twitter, este texto comenta os mitos sobre o site, dá dicas de que tipo de twitt fazer ou não e entende o Twitter como poucos.
Bem senhores (e senhoras), creio que sobre twitter é isso. Eu mesmo tenho o meu @emiliomw e ainda não sei tudo, ou melhor, sei quase nada.
Fonte: GiiBlog (http://giiblog.wordpress.com) e
Manual Twitter - Tudo oq ue você precisa Saber
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário