terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Diabetes

Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).
Na verdade, não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com uma característica em comum: aumento da concentração de glicose no sangue provocado por duas diferentes situações:

·Diabetes tipo I – o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina;

·Diabetes tipo II – as células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade;

·Diabetes gestacional – ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe;

·Diabetes associados a outras patologias como as pancreatites alcoólicas, uso de certos medicamentos, etc.

Sintomas

Poliúria - a pessoa urina demais e, como isso a desidrata, sente muita sede (polidpsia);

·Aumento do apetite;

·Alterações visuais;

·Impotência sexual;

·Infecções fúngicas na pele e nas unhas;

·Feridas, especialmente nos membros inferiores, que demoram a cicatrizar;

·Neuropatias diabéticas provocada pelo comprometimento das terminações nervosas;

·Distúrbios cardíacos e renais.

Fatores de risco

·Obesidade (inclusive a obesidade infantil);

·Hereditariedade;

·Falta de atividade física regular;

·Hipertensão;

·Níveis altos de colesterol e triglicérides;

·Medicamentos, como os à base de cortisona;

·Idade acima dos 40 anos (para o diabetes tipo II);

·Estresse emocional

Recomendações

·O tratamento do diabetes exige, além do acompanhamento médico especializado, os cuidados de uma equipe multidisciplinar. Procure seguir as orientações desses profissionais;

·A dieta alimentar deve ser observada criteriosamente. Procure ajuda para elaborar o cardápio adequado para seu caso. Não é necessário que você se prive por toda a vida dos alimentos de que mais gosta. Uma vez ou outra, você poderá saboreá-los desde que o faça com parcimônia;

·Um programa regular de exercícios físicos irá ajudá-lo a controlar o nível de açúcar no sangue. Coloque-os como prioridade em sua rotina de vida;

·O fumo provoca estreitamento das artérias e veias. Como o diabetes compromete a circulação nos pequenos vasos sangüíneos (retina e rins) e nos grandes vasos (coração e cérebro), fumar pode acelerar o processo e o aparecimento de complicações;

·O controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol e triglicérides deve ser feito com regularidade;

·Medicamentos à base de cortisona aumentam os níveis de glicose no sangue. Não se automedique;

·O diagnóstico precoce é o primeiro passo para o sucesso do tratamento. Não minimize seus sintomas. Procure logo um serviço de saúde se está urinando demais e sentindo muita sede e muita fome.

Tratamento

O diabetes não pode ser dissociado de outras doenças glandulares. Além da obesidade, outros distúrbios metabólicos (excesso de cortisona, do hormônio do crescimento ou maior produção de adrenalina pelas supra-renais) podem estar associados ao diabetes.

O tipo I é também chamado de insulinodependente, porque exige o uso de insulina por via injetável para suprir o organismo desse hormônio que deixou de ser produzido pelo pâncreas. A suspensão da medicação pode provocar a cetoacidose diabética, distúrbio metabólico que pode colocar a vida em risco.

O tipo II não depende da aplicação de insulina e pode ser controlado por medicamentos ministrados por via oral. A doença descompensada pode levar ao coma hiperosmolar, uma complicação grave que pode ser fatal.

Dieta alimentar equilibrada é fundamental para o controle do diabetes. A orientação de uma nutricionista e o acompanhamento de psicólogos e psiquiatras podem ajudar muito a reduzir o peso e, como conseqüência, cria a possibilidade de usar doses menores de remédios.

Atividade física é de extrema importância para reduzir o nível da glicose nos dois tipos de diabetes.

Anemia

Anemia é o nome genérico de uma série de condições caracterizadas pela deficiência na concentração da hemoglobina (elemento do sangue com a função de transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo) ou na produção das hemácias (o mesmo que eritrócitos ou glóbulos vermelhos).
As anemias devem ser consideradas como sinal de uma doença de base responsável pela alteração sangüínea, ou seja, pela redução do número de eritrócitos circulantes.
Elas podem ser agudas ou crônicas, adquiridas ou hereditárias. São agudas, quando há perda expressiva e acelerada de sangue, o que pode acontecer nos acidentes, cirurgias, sangramentos gastrintestinais, etc. As crônicas são provocadas por doenças de base, algumas hereditárias (talassemia e anemia falciforme, por exemplo) e outras adquiridas, como as que ocorrem por deficiência nutricional, na gestação, por deficiência de ferro (anemia ferropriva, a mais comum), por carência da vitamina B12 ou de ácido fólico (anemia megaloblástica).
As anemias são classificadas de acordo com o VCM (volume corpuscular médio), ou tamanho das hemácias, em microcíticas , macrocíticas e normocíticas.
Sintomas
Os sintomas mais importantes da anemia aguda são provocados pela redução no volume de sangue circulante. O principal deles é a queda da pressão arterial.
Nas anemias crônicas, a baixa na produção de hemoglobina provoca palidez cutânea e nas mucosas, cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar ou respiração muito curta, palpitação e taquicardia, porque o coração é obrigado a bater mais depressa para garantir que o fornecimento necessário de oxigênio seja mantido em todas as células do corpo. A intensidade dos sintomas aumenta com a atividade física.
Recomendações

•Palidez, gengivas esbranquiçadas, unhas descoloridas podem ser sinal de anemia. Procure um médico para diagnóstico e tratamento, se necessário;

•Optar por uma alimentação saudável e variada é indispensável para prevenir a ocorrência de anemias causadas por carência nutricional;

•O risco de anemia aumenta na gestação e durante o aleitamento materno, nos primeiros anos de vida das crianças e nos idosos.
Diagnóstico
Avaliação clínica e exames laboratoriais de sangue são fundamentais para o diagnóstico. Uma vez constatado o distúrbio, é indispensável determinar sua causa para introduzir o tratamento adequado.
Tratamento
O tratamento das anemias é diretamente determinado pela doença de base que provocou a falta de produção ou a destruição das hemácias.

AGRADECIMENTOS ÀS EMISSORAS DE RÁDIO, TV E JORNAIS

Quero agradecer o espaço que nos foi concedido nas Rádios Educadora AM de São Luís, Capital AM de São Luís, Rádio São Luís AM e Tv São Luís e TV Brasil.
Foi uma semana de divulgação dos assuntos da Categoria Farmacêutica e de assuntos relacionados à saúde da população.
Agradeço em meu nome e em nome de toda a categoria farmacêutica do Maranhão.
Nas entrevistas abordamos assuntos de interesse geral da saúde pública como Mercado Varejista de Medicamentos, Automedicação, medicamentos Genéricos, Laboratórios de Análises Clínicas e terceirização dos serviços públicos de saúde.
O espaço aberto pelas emissoras de Rádio é de suma importância para que a população tome conhecimento do trabalho do profissional Farmacêutico bem como dos assuntos que envolvem a sua saúde.
Durante as entrevista houve a participação do público ouvinte e foram tiradas muitas dúvidas em relação ao mercado de medicamentos.
Em um momento importante foi feita uma denúncia sobre um fábrica de medicamentos falsificados. Denúncia essa que foi encaminhada aos órgãos competentes.
Durante todo o ano de 2010 estaremos procurando a parceria da imprensa para que o trabalho do Farmacêutico tenha o reconhecimento da população e a população esteja amparada pela assistência do profissional Farmacêutico.

Marcelo Rosa

DÉCADA PERDIDA

Por Zé Reinaldo no Jornal Pequeno de 19 de janeiro de 2010



Soube que Roseana Sarney, aquela que ocupa o governo do estado em temporada patrocinada pelo TSE, perdeu as estribeiras recentemente quando soube que a Secretaria de Planejamento do seu governo publicou no mês passado o "Indicadores de Conjuntura Econômica do Maranhão", analisando dados do IBGE sobre a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), mostrando que durante o seus dois períodos de governo passados, além do de Edson Lobão, atual Ministro das Minas e Energia do governo Lula, o Maranhão teve um dos piores indicadores de crescimento de sua história. Isso foi na década de 90.
De fato, nesse período o Nordeste cresceu 157% a mais que o Maranhão e o Brasil cresceu 50% a mais. A Secretaria de Planejamento, ao fazer a análise dos dados, deu seu parecer sobre os desgovernos daquela década: Escreveram assim: "Foi a verdadeira década perdida para o Maranhão", uma verdadeira sentença. E com toda a razão. Nada mais isento e correto tecnicamente. A publicação ainda foi prefaciada, "sim, senhor", pelo próprio Secretário de Planejamento Gastão Vieira.
Mas como ser diferente? Exatamente nessa mesma época é que o Maranhão se colocou em último em todos os indicadores sociais, em renda per capita e em relação ao PIB.
A raiva de Roseana Sarney Murad foi maior ainda quando os técnicos escreveram sobre o período entre 2002 e 2007. Ali, o Maranhão inverteu a tendência e passou a crescer mais que o Nordeste( + 153%) e do que o Brasil( + 172%). Como o Maranhão cresceu muito mais que o Nordeste e do que o Brasil, não houve como a máquina de propaganda da oligarquia dizer que esse crescimento só foi tão alto por causa dos programas do governo federal. Claro! Como dizer isso, se crescemos muito mais?
Roseana Sarney ficou furiosa porque ela que vive de mídia e nada podia dizer. O Secretário, dizem, escutou poucas e boas...
Agora, imaginem: um membro do seu próprio governo elogiar o período da minha gestão e criticar duramente o dela? Ficou apoplética! Será que ela acredita em sua própria propaganda?
E José Sarney? Ele deve ter sentido mais do que tudo a matéria do LE MONDE, jornal francês lido no mundo inteiro, importante planetariamente. Logo na França, onde ele muito se esforça e se esforçou para projetar uma imagem de estadista e intelectual, e que tinha como amigo Maurice Druon, Presidente da Academia Francesa, que sempre o recebeu muito bem e que lhe facilitou contatos e lançamentos dos seus livros no país. O tema da matéria jornalística impressiona: "Sarney é líder de uma máfia familiar no Maranhão".
A notícia circulou assim na internet: "O jornal francês "Le Monde", que circula nesta quarta-feira (13), publica uma reportagem que trata sobre a corrupção nos governos de esquerda na América Latina. O título da matéria é "As esquerdas da América Latina confrontadas com a corrupção".
Após falar sobre a situação da Argentina, onde uma ação judicial que investigava atos de corrupção da presidente Cristina Kirchner foi arquivada pela Justiça, o artigo trata da situação brasileira e diz, literalmente: "No Brasil, o presidente do Senado, José Sarney, foi flagrado com a mão na botija em alguns casos de corrupção, de empregos fictícios, e de outras 'indelicadezas'.
Antigo líder do grupo parlamentar que dava sustentação à ditadura militar (1964-1985), e em seguida o primeiro presidente civil após a morte de Tancredo Neves antes da posse, José Sarney é "o cabeça de uma verdadeira máfia familiar no Maranhão". O jornal ainda acrescenta que o presidente Lula salvaguardou o senador maranhense, em nome da manutenção da coalizão governamental, "mesmo ele representando o que há de pior na classe política brasileira".
Para ele, isto foi muito pior do que o que escreveu a respeitadíssima revista inglesa "THE ECONOMIST", que o chamou de político medieval e coronel eletrônico que dominava o Maranhão pelo medo e pelo poder e que descreveu a situação sob a sentença de que "no Maranhão os dinossauros ainda vivem".
É isso o que estará em jogo neste ano. Entregar o estado a essa oligarquia atrasada e malfazeja, ou lutar para realizar o sonho de termos um Maranhão livre, justo e dirigido com seriedade. Isto para finalmente nos libertarmos do que é mais nocivo ao nosso estado, que nos atrasou tanto e que nos lega uma imagem, hoje mundial, de atraso, submissão e corrupção.
O mundo já tomou conhecimento. Está faltando, novamente, uma atitude do povo do Maranhão.
E o destempero continua...
Roseana passou por dois grandes constrangimentos na posse da OAB na quarta feira passada. Primeiro foi na fala de Cesar Britto, Presidente Nacional da OAB. Este comentou que em Brasília era um escândalo atrás do outro, crimes grandes e pequenos todos os dias, e que essas pessoas circulavam por toda a parte como se não fosse com eles. Disse ainda que era uma vergonha a censura imposta ao jornal O Estado de São Paulo e que lembrava o tempo dos militares. Ela, visivelmente embaraçada, fazia cara de paisagem, como se não fosse com ela.
Depois foi a vez do seu sobrinho, Mário Macieira, tomar posse como Presidente da Seccional OAB no Maranhão. Ele começou por agradecer nominalmente aos membros da família, sem citá-la. Foi então que veio o pior: O empossando avisou a ela, no meio do discurso, que a primeira representação da OAB sob seu comando seria contra o governo dela, defendendo um advogado que teria sido maltratado por um adjunto de uma secretaria no exercício do seu trabalho.
Na verdade, Roseana Sarney sempre tem grandes problemas quando as solenidades em que está presente não são controladas por ela e seu séquito. Ou seja, está muito sujeita a ouvir coisas desagradáveis. É por isso que ela tem evitado ao máximo ir aonde é convidada, enviando invariavelmente representantes.
Pois bem, para terminar, a refinaria. Todos esperam que esse projeto seja irreversível, mas não podemos perder de vista que trata-se de um projeto nacional inteiramente vinculado ao Pré-Sal, do qual Roseana Murad quer tirar proveito político. Ela é impelida, face ao desespero e insegurança em que se encontra e por medo de perder novamente as eleições para o governo do estado, a pressionar o presidente Lula a vir aqui para lançar a "Pedra Fundamental" e iniciar a supressão da vegetação do terreno. Isto mesmo contrariando o presidente da Petrobrás, Sergio Gabrielle, que disse várias vezes (incluindo o seu depoimento na Câmara dos Deputados) que a refinaria não era para agora, porque ainda não existiam estudos indispensáveis para projeto de tal envergadura.
Assim, o presidente Lula é obrigado a repetir o que já ocorreu em Pernambuco. Ali, as obras da refinaria, mesmo após cinco anos da terraplanagem, encontram-se estagnadas.
Mais isso não seria novidade... Se o que já falamos aqui inúmeras vezes acontecer, Roseana estará apenas repetindo posturas como a de 1996, quando trouxe o presidente Fernando Henrique Cardoso para inaugurar a Fabrica de Confecções de Rosário. O empreendimento infelizmente só funcionou no dia da inauguração, mas para ela tudo bem, pois como sempre nada tem a ver com ela. O que quer é poder fazer propaganda e dizer que está trabalhando...
Esse ano de 2010 tem tudo para ficar definitivo e marcante na história do Maranhão!

O ex-governador José Reinaldo Tavares escreve para o Jornal Pequeno às terças-feiras

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

20 de Janeiro dia do Farmacêutico

Dia 20 de janeiro comemoramos o dia em homenagem ao Farmacêutico.


A Farmácia é uma profissão a serviço da vida sendo uma das mais antigas profissões da humanidade e seu surgimento se confunde com o surgimento do próprio raciocínio humano. Estamos a serviços da vida desde a primeira tentativa de curar as doenças através do uso de plantas e produtos naturais.

Nos últimos anos a profissão farmacêutica passou por inúmeros percalços, porém tem resistido com a força de quem domina o segredo do conhecimento científico que abrange as diversas áreas das ciências humanas, naturais e biológicas.

Nossa formação abraça desde a Fisiologia humana até a Botânica. Da Química Geral à Física Quântica. Da Farmacologia à Gestão em Saúde. Nenhum outro profissional ocupa tanto espaço nas universidades dentro da Pesquisa Científica. Nenhum outro profissional domina tantas vagas nas empresas de Biotecnologia. Estamos na ponta das pesquisas com Nanotecnologia e dominamos as pesquisas de Biologia Molecular.

O Farmacêutico resiste não só com a coragem, mas acima de tudo com conhecimento e capacitação e se não fosse dessa forma já teríamos tombado.

A área do Medicamento é privativa da profissão farmacêutica não simplesmente por força de leis e regulamentos e sim pela formação específica e pela vocação natural de quem adota esse verdadeiro sacerdócio.

Em 2010 temos motivos especiais para comemorar o dia do Farmacêutico e o principal deles é a tão esperada Assistência Plena que passou a valer em São Luís a partir da reedição do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado no ano 2000 pelos órgãos que estão envolvidos no mercado varejista de medicamentos (SINFAR-MA, CRF-MA, CFF, PROCON, SINCOFARMA-MA, PRODESUS, VISA/ESTADO, VISA/MUNICÍPIO). Esta reedição foi assinada em 04 de maio de 2009.

A reedição do TAC deu o prazo de um ano, até 04 de maio de 2010, para que todos os estabelecimentos, farmácias e drogarias de São Luís, passem obrigatoriamente a manter a quantidade necessária de farmacêuticos, durante todo o horário de funcionamento diário, para prestar Assistência Farmacêutica ao estabelecimento e Atenção Farmacêutica à população.

É certo que a Assistência Plena, no Maranhão, vem com atraso de pelo menos 30 anos, pois a lei que a estabelece é de 1973 (Lei 5.991/73), mas agora demos um passo enorme a favor da Saúde de nosso povo.

A Assistência Farmacêutica diz respeito à atuação do profissional no estabelecimento em todos os processos que envolvem o medicamento desde a seleção do elenco de medicamentos a ser adquirido, o controle de medicamentos sujeitos a controle especial, a supervisão da equipe de auxiliares, o aspecto sanitário do estabelecimento e todos os processos que exigem a assistência do profissional habilitado.

A Atenção Farmacêutica à população envolve os cuidados profissionais ao cliente. A orientação sobre o uso do medicamento, a verificação de parâmetros fisiológicos como Pressão Arterial e Glicemia. A observância sobre possíveis erros de prescrição e interação medicamentosa. O termo Atenção Farmacêutica deve ser entendido como Cuidados Farmacêuticos e é o principal benefício proporcionado à população de São Luís pelo Termo de Ajustamento de Conduta em vigor.

A população, principal beneficiada, deve ser o fiscal mais atuante para que essa realidade seja transformada. Todos devem exigir a presença de um Farmacêutico nas farmácias e drogarias durante todo o funcionamento e dessa forma forçar a adequação geral das empresas.

A Vigilância Sanitária de São Luís, o Conselho Regional de Farmácia e os demais signatários do TAC não podem descansar, pois acima de todo o que está em jogo é a saúde das pessoas.

Estaremos, sempre, a serviço da saúde, e o dia 20 de janeiro é o dia em que a VIDA celebra a existência do FARMACÊUTICO.



Dr. Marcelo Rosa

Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado Do Maranhão

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Feliz da Vida!!!

Acabo de ser convocado para Trabalhar no Socorrão I da Prefeitura Municipal de São Luís depois de mais de ano e meio que passei no concurso público.
Para mim é a realização de um dos maiores sonhos da minha vida pois é lá que as pessoas precisam de nosso trabalho. O Socorrão tem para mim um significado ímpar já que o meu pai o Dr. Luiz Henrique Braga Polary também trabalhou.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

“AS TELESSALAS” DA SAÚDE

Quem não lembra o programa que acabou de enterrar a educação do Maranhão, há alguns anos, no governo do mesmo grupo que administra o Estado do Maranhão? Programa esse que entregou o ensino médio à fundação Roberto Marinho implantado TELESSALAS onde deveriam ter professores concursados.
Estamos diante de absurdo semelhante, mas agora o alvo é outro, apesar de os personagens e os objetivos serem os mesmos.
A Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão, na pessoa de seu Secretário, vem demonstrando que de saúde não entende nada ou é tão mal intencionado que não deixa mais o objetivo de fazer a coisa errada escondido por trás de justificativa alguma.
O que chamo de TELESSALAS da saúde são os tais 64 “hospitais” do Secretário que devem custar 340 milhões de reais e na verdade nem hospitais serão.
Não há preocupação sequer de rever a legislação para saber se uma unidade, do tamanho das propostas, pode ou não ser enquadrada como hospital.
Quem conhece saúde sabe que investir em “hospitais” é a maior das demonstrações de ignorância sobre Sistema Único de Saúde que um gestor pode demonstrar.
Na verdade se o senhor Secretário e seus Assessores entendessem de saúde, saberiam que os leitos que se encontram desativados no interior do Estado, e só para citar temos Grajaú, Barreirinhas e Cachoeira Grande que possuem três excelentes hospitais desativados, são suficientes para atenderem a demanda das regiões em que se encontram.
Investir em “hospitais” é negar a própria historia de construção do SUS. Ir contra a luta para diminuir as internações em função do incremento da Atenção Básica à Saúde.
Um paciente que chega a qualquer hospital com agravos provocados pelo diabetes, por exemplo, se fosse devidamente acompanhado desde o inicio por uma equipe do PSF provavelmente não chegaria a esse ponto e não precisaria de internação. O mesmo se pode dizer de hipertensos, tuberculosos, hansenianos e aí por diante.
Quem entende de saúde investe em Atenção Básica e isso já é feito em outros Estados, inclusive do Nordeste, como é o caso do Ceará que foi um dos pioneiros nesse sentido e hoje, depois de mais de vinte anos, colhe os frutos da organização e da boa fé de seus administradores.
Não é difícil prevê o destino dos tais 64 “hospitais”, pois quem irá mantê-los após as inaugurações?Quem vai bancar os profissionais necessários aos seus funcionamentos?Quem vai adquirir ambulância para o deslocamento dos pacientes quando os casos não forem resolvidos?Os laboratórios privados que estão no “esquema” aqui em São Luis irão para o interior?
O Prefeito que tivesse um mínimo de responsabilidade não aceitaria a instalação de um desses “hospitais”. 
O destino deles é, irremediavelmente, fechar deixando o prejuízo para o povo maranhense.
Tais quais as TELESSALAS, o efeito, desses 64”hospitais”, vai ser catastrófico, com um agravante: enquanto as TELESSALAS fabricaram milhares de analfabetos funcionais, os 64 “hospitais” fabricarão milhares de inválidos e DEFUNTOS.